CBEPJUR

6 passos para avançar na advocacia em um mercado competitivo

O mercado jurídico está sempre aberto e com novas oportunidades de trabalho. No entanto, é bastante seletivo e competitivo, fazendo com que se sobressaia o profissional mais atualizado e com mais conhecimento. Na carreira de advogado, tem mais chance aquele que busca áreas de especialização jurídica.

Isso porque o Direito possui vários segmentos e todos têm graus elevados de complexidade. São várias as frentes de atuação para quem segue carreira de advogado. Entre elas, estão os escritórios especializados de advocacia, os órgãos públicos, os departamentos jurídicos de empresas, além da atuação acadêmica.

Carreira de advogado: Concorrência e competição acirradas

Assim como em todas as profissões, o advogado que acabou de se formar tem que lidar muito com a concorrência e a competição acirradas. Porém, há saídas para este dilema.

Você pode buscar diferenciais que possam garantir uma boa clientela, estudar com determinação e insistência pra passar em concursos públicos ou procurar atuar em grandes empresas.

Isso é só o começo para que um dia você esteja em evidência no mercado. Ou seja, foco e aprendizado contínuo são a base de tudo. Ter noção do ramo em que quer atuar já é dar um primeiro passo fundamental.

A partir daí, o profissional deve se munir de ferramentas específicas, além de formar um bom networking para dar início à carreira de advogado dos sonhos. O sucesso será um efeito de algo que foi muito bem planejado considerando as várias áreas de especialização jurídica.

Mercado jurídico é impulsionado pela tecnologia digital e social

Milhares de advogados são diplomados por ano no Brasil. Só para se ter uma ideia, o país possui mais de 1500 cursos superiores de Direito. O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma das primeiras peneiras que o bacharel na profissão precisa enfrentar, embora tenha alguns cargos que não exigem a aprovação pelo órgão.

O campo de atuação do advogado é bem amplo e também muito dinâmico, característica importante para os juristas sempre estarem bem antenados. Um dos fatores que acelera este dinamismo é a tecnologia, que vem a cada dia oferecendo rápidas e relevantes transformações digitais e sociais.

Aliada à tecnologia, está a inovação principalmente relacionada ao uso da inteligência artificial. Os exemplos são as Lawtechs ou Legaltechs, empresas ou starups de tecnologia que desenvolvem soluções para otimizar o trabalho no setor jurídico público ou privado.

Paralelamente à tecnologia e inovação, caminha o relacionamento humano, que se traduz no encantamento e confiança do cliente. Então, não basta um processo ser bem feito e defendido, o tratamento e a dedicação a quem contrata um advogado são fundamentais para ele fidelizar seus clientes atuais e atrair novos.

Áreas de especialização jurídica: Uma forma de se diferenciar no mercado

Tornar-se um advogado de ponta é dedicar-se sempre aos estudos. Portanto, para quem acabou de se formar ou mesmo para aqueles que concluíram o ensino superior há anos, há muitos cursos de especialização jurídica no mercado para se desenvolver mais.

Afinal, o profissional que se especializa pode conquistar melhores oportunidades de trabalho na área escolhida, como também se reciclar.

6 passos para avançar na advocacia em um mercado competitivo

Se você está se sentido paralisado, sem crescimento profissional ou desanimado com o cargo que vem desempenhando, saiba que há muitas maneiras de transformar tudo isso.

Reunimos aqui alguns passos importantes que podem te ajudar a avançar neste sentido.

1. Observe as demandas de sua região

Procure identificar quais as demandas e necessidades mais comuns na região geográfica em que você pretende atuar ou onde já se estabeleceu. Se certifique se a modalidade mais requisitada tem a ver com o seu perfil profissional.

2. Prospecte novos clientes

Caso você já esteja atuando numa determinada área, atendendo as demandas existentes, então pode ser hora de começar a fazer um planejamento de marketing para atrair e prospectar novos clientes.

Caso não se sinta confortável ou necessite de mais formação para atender novas necessidades que surgem no dia a dia, que tal buscar cursos que possam te ajudar a aumentar seus conhecimentos? Assim, vai ficar bem mais fácil sua atualização.

3. Procure cursos que tenham a ver com o seu perfil

Cursos rápidos de especialização ou mesmo de pós-graduação Lato Sensu, ambos nas modalidades presencial e a distância, pode abrir muitas portas para o seu futuro na carreira de advogado.

Faça uma busca dos melhores cursos do mercado jurídico. Filtre primeiramente aqueles pelos quais você já se identifica. Depois, vale a pena levar em conta também os que são uma novidade pra você. Todos podem contribuir significativamente para que você tenha maior êxito na profissão.

4. Torne-se especialista

Outra recomendação é você mergulhar de cabeça naquilo que sabe fazer bem e domina. Aprofunde-se cada vez mais, busque ajuda na literatura acadêmica, leia, reflita e debata com os colegas de profissão. Siga os grandes mestres, juristas e catedráticos do tema nas redes sociais. Há sempre novos pontos de vista para sua análise.

Participe de webinars, palestras e encontros que possam aumentar seu networking. Estes fóruns agregam bastante à troca de experiências e ao compartilhamento de informações e conhecimentos.

5. Domine a tecnologia

Para se inserir cada vez mais no mercado jurídico, a palavra de ordem é estar muito atualizado no que tange à tecnologia. Procure fazer cursos de curta duração, leia sobre o assunto, mas jamais se esquive do tema.

A resistência à tecnologia jurídica é coisa do passado. Quando podíamos imaginar uma audiência ser realizada on-line? Isso é só o começo. Fique sempre atento ao mundo digital.

6. Movimente seu conhecimento

Fique sempre em dia com as novidades, sejam elas tecnológicas, acadêmicas, processuais ou normativas. Busque motivação em todas as iniciativas que de alguma forma já funcionaram para você em outros momentos da sua vida.

Não deixe passar em branco suas conquistas diárias e periódicas. A cada nova etapa cumprida do seu planejamento estratégico, premie-se e fortaleça seus bons hábitos e convicções.

Junte a tudo isso que vimos até agora, boas doses de coragem e ousadia. Os resultados virão como uma consequência natural na sua carreira de advogado.

Gostou das dicas? Então, continue acompanhando nosso site pra encontrar como você pode colocar em prática suas habilidades e inovar na área jurídica.

Posts relacionados: